terça-feira, 5 de junho de 2012

O futebol é um amante infiel


Assumo, sou um grande fã do futebol. Não é vergonha nem nada, eu gosto de futebol e isso me faz bem. Perco horas da minha semana acompanhado o meu time, e torço fervorosamente por ele mesmo que o jogo não valha um tostão furado. Isso é por que há paixão no futebol e eu apaixonei-me por ele desde a primeira vez que o vi.

Só que o futebol é injusto. O futebol, como quase todo bom amante é um safado que não nos é fiel por muito tempo, e isso não se explica só quando o nosso time perde, explica-se também quando há um envolvimento monetário em questão. O mundo do futebol de alto nível engloba absurdos valores não só no Brasil, como em todo o resto mundo. Recentemente houve – mais um – caso de manipulação milionária de resultados na Itália, mas não é a isso que me refiro.

As siglas que giram em torno do Campeonato Brasileiro e de todos os times que estão na elite do futebol nacional são astronômicas e isso, não tenho dúvida, gera um belíssimo campeonato e disputas acirradas, que só definirão seu campeão no final dos 90 minutos do último jogo.

É incrível que isso aconteça, afinal de contas o brasileiro é um povo tão sofrido e que trabalha tão duro todos os dias, que merece ter um campeonato digno, que o faça descontrair-se ao menos algumas horinhas semanais. Acontece que agora eu toquei num ponto crucial e que explica o por que o futebol é um safado: o dinheiro de um lado e a labuta pesada do brasileiro de outro.

Vejo campanhas engajadas em um melhor salário para os professores e concordo com elas. Posso não concordar com a forma com são feitas, ou como o CPERS, por exemplo, se manifesta, mas concordo com o conteúdo de suas manifestações. Um professor precisa ganhar bem, pois o futuro saudável de uma nação passa por ele, e isso, todos sabem não vou eu ficar aqui batendo na mesma tecla.

Falemos agora de uma contradição homérica do País em que vivemos. Enquanto um jogador de futebol mediano ganha no mínimo 50 mil reais mensais, o salário mínimo do Rio Grande do Sul, por exemplo, não passa dos R$700 e o salário de um professor é de pouco menos do dobro dessa quantia. É justo?
Não é justo e há uma contradição estrondosa por trás disso tudo, afinal de contas a grande maioria dos jogadores de futebol abandonam os estudos para ficar mais próxima do sonho de se tornar um profissional da bola. Entenda bem, não é demérito a ninguém largar os estudos e menos ainda tornar-se jogador de futebol, o que acontece é que o alto salário pago a um jogador e o ínfimo salário pago a um professor mostram o quanto a educação não vale nada em um País quase miserável.

Isso tem uma explicação política, é mais fácil manipular o voto de quem não tem educação do que de um povo instruído. É mais fácil encher o Brasil com ajudas de custo para auxiliar os menos favorecidos a curto prazo, do que apostar em uma revolução educacional futura e completa, que renovaria a maneira de pensar de um País em desenvolvimento.

Acompanho com pesar a mudança de uma juventude. Cada dia que passa deparo-me com um maior número de analfabetos funcionais ou pessoas que depredam a língua portuguesa sem qualquer cerimônia. Não os culpo e espero que você também não os culpe. Quem nos deve explicações de fato, é a República Federativa do Brasil que desde cedo nos promete um destino fadado ao infortúnio, bem como promete um salário irrisório aos encarregados de criar um mundo melhor, ou no mínimo mais bem educado.


Nenhum comentário: