terça-feira, 23 de julho de 2013

Tu jamais morrerá




Eis que os gregos um dia disseram uma frase que pode mudar o teu dia e que eu reproduzo aqui:“enquanto teu nome for dito, tu jamais morrerá”.
É figurada, eu bem sei, a conotação dessa frase mas ela tem tanto significado. Você, com sua inteligência já entendeu que os gregos quiseram dizer que enquanto alguém fala o teu nome,tu se torna eterno, ao menos para aquela pessoa, e isso significa que você cumpriu um papel adequado na Terra. Que belo modo de ver as coisas. Imaginar que alguém, daqui a 200 anos pode falar o teu nome, significa que alguma coisa de importante tu fiz na vida para que gerações tão a frente da tenham ouvido falar em ti.

Só que essa frase também é triste. É triste por que lida diretamente com a morte, lida diretamente com a perda e com a ausência, situações pelas quais nem eu, nem tu queremos passar e isso me faz extrair um outro assunto ainda da frase desses pensadores gregos. Sei que tu deves estar em cólicas pensando o que diabos esse guri metido a espertinho tem a te dizer e eu também já não aguento de vontade de te falar, portanto, sem rodeios te direi:

Por que esperar a morte para lembrar de alguém?

Você passa dias e dias querendo falar com um amigo e resolve deixar sempre pra depois, por que está cheio de trabalho; esquece de dizer um eu te amo pra tanta gente, por que está com a cabeça cheia; foge do chope com os amigos por que tem um compromisso com o trabalho depois do próprio trabalho. Você deixa de viver a sua vida, por que sempre tem outra vida para viver.

Não espere até amanhã para dizer para alguém o quanto ele é especial para você, não deixe pra amanhã aquilo que hoje pode ser feito. Pegue esse teu telefone e ligue pro teu amigo, ligue pra tua mãe, ligue pra tua esposa, namorada, filha, filho...ligue pra quem quer que seja, mas ligue agora e solte um retumbante: eu te amo, saído das profundezas mais afetivas do teu ser.

Mesmo que tu esteja agora pensando que eu não sou ninguém pra te falar isso e que tu bem sabe o que é melhor pra ti e essa minha teoria é velha e batida, eu apenas gostaria que ligasse pra alguém e dissesse que o ama. Se isso acontecer, eu prometo que você não vai precisar sequer morrer para que alguém lembre de ti por toda a eternidade.


Nenhum comentário: